Álbum fotográfico digital x álbum fotográfico em papel. Qual a diferença?
O hábito de colecionar momentos registrados pelas câmeras é antigo. Quem nunca passou horas na casa dos pais ou dos avós vendo fotos antigas e se divertindo com as memórias eternizadas naquelas imagens?
Criar álbuns fotográficos é muito importante para perpetuar recordações, fases e épocas, registrando desde os eventos mais importantes de uma família, como formaturas, aniversários e casamentos, até os momentos mais corriqueiros, como almoços de domingo e brincadeiras no quintal.
Diferentes formatos
Com o passar do tempo e todo o avanço tecnológico disponível, os álbuns fotográficos deixaram de ser apenas impressos, passando a existir também na forma digital, em diferentes configurações. As opções são inúmeras, como os fotolivros online, por exemplo, que nada mais são do que uma versão digital dos álbuns impressos.
A experiência tátil
A grande diferença está na conexão e na experiência proporcionada por cada tipo de formato. Para muitas pessoas, nada substitui a sensação de folhear um álbum impresso, de ter um registro físico e tátil de suas memórias e de poder entregar na mão de outras pessoas aquela versão impressa de momentos importantes que foram dignos de serem fotografados.
Compartilhamento
Hoje em dia, com a popularização da fotografia através de smartphones, por exemplo, as pessoas produzem muito mais registros o tempo todo e os compartilham com muito mais facilidade e rapidez do que antigamente. Porém, ao mesmo tempo em que se fotografa mais, se arquiva estes registros com menos preocupação, por conta do volume de dados acumulados.
Sendo assim, muitas fotos acabam ficando guardadas na memória de dispositivos digitais, como HDs externos, por exemplo, sem nunca chegarem a estampar de fato um álbum fotográfico ou um porta-retratos sequer.
Falhas tecnológicas
Outro fator que pode ser considerado um contra em não criar álbuns impressos, é o fato de que computadores estragam, dispositivos digitais se perdem e sistemas de compartilhamento de arquivos falham, portanto os registros digitais podem acabar se perdendo com o tempo.
No final, é tudo uma questão de escolha
É claro que a tecnologia veio para somar e continua trazendo inúmeros benefícios e avanços, não apenas no meio fotográfico, mas em todos os aspectos e é muito importante saber utilizar todas as suas potencialidades. Porém, existem coisas que não podem ser substituídas pela tecnologia, como é o caso de uma boa reunião de familiares e amigos em torno de um álbum de fotos cuidadosamente selecionado para eternizar os melhores momentos e cliques da sua vida.
Boa postagem. Eu aprendo algo totalmente novo e desafiador em blogs que encontro todos os dias. Será sempre interessante ler artigos de outros escritores e usar um pouco de outros sites.